Delicie o seu Paladar

O visitante que queira conhecer bem Alcoutim terá de reservar um tempo da sua estadia ou passagem pelo município para descobrir e saborear a riqueza gastronómica da região.

A proximidade do rio Guadiana, a riqueza cinegética e a agricultura, praticadas no concelho de Alcoutim refletem-se na confeção dos pratos locais.

Os pilares da alimentação no concelho são sobretudo a carne de porco, o pão e o azeite.

Dos pratos que a Serra tem para oferecer destacam-se as migas, cozidos, sopas, açordas, gaspacho e ensopados, e em época de caça também se podem degustar pratos de javali, perdiz, coelho, lebre e veado.

Nas zonas mais próximas do rio Guadiana, o peixe também faz parte da gastronomia local, nomeadamente a lampreia, a enguia, o barbo o muge e a saboga.

Estas bases são complementadas pelos produtos da horta. Grãos, feijões, favas e ervilhas são igualmente muito utilizados assim como as plantas e ervas aromáticas (orégãos, poejos, coentros, salsa, hortelã).

Relativamente à doçaria sobressaem o bolo de massa de pão, o nógado, as filhós, os folares, as azevias, os suspiros, as pupias e as costas. Ao fim de semana o visitante poderá encontrar estes doces na vila de Alcoutim, vendidos junto ao cais da vila.

Os fornos de lenha existentes um pouco por todo os montes do município atestam a qualidade do pão desta região, que poderá encontrar à mesa dos restaurantes locais, das mercearias e minimercados e das unidades de fabrico existentes na freguesia de Martim Longo ( aldeia de Martim Longo e Pessegueiro) e Vaqueiros (Alcarias).

O visitante poderá ainda encontrar queijarias nos montes de Santa Justa e Barrada (freguesia de Martim Longo) e Bentos (freguesia de Vaqueiros), bem como fábrica de enchidos de porco preto no monte do Zambujal (freguesia de vaqueiros).

Na Primavera e no Outono organiza-se o Festival Gastronómico do Concelho de Alcoutim “ Sabores da Serra ao Rio”, de forma a valorizar os pratos de cada época com especial destaque para os pratos relacionados com o Guadiana (no mês de abril) e os pratos de caça no mês de novembro.

Outras ocasiões especiais para provar a Gastronomia local são a Feira do Pão Quente e Queijo Fresco em Vaqueiros ( 2º domingo de março), a Feira dos Doces d’ Avó em Alcoutim (sexta feira e sábado de Páscoa) e a Feira da Perdiz em Martim Longo ( cada dois anos no mês de novembro).

Da vila de Alcoutim até os locais mais recônditos da serra do caldeirão, poderá selecionar um dos vários restaurantes do concelho e provar alguma das iguarias que as nossas gentes têm para dar a provar.

Ver "Onde Comer"

Download de Documentos