Site Autárquico de Alcoutim

Mapa do Concelho
newsletter

Iniciativas

Entrar no Portal de Informação GeográficaTransportes SociaisOrçamento Participativo

Câmara de Alcoutim aprova medidas de apoio no âmbito da ação social escolar

04/02/2021

Câmara de Alcoutim aprova medidas de apoio no âmbito da ação social escolar

Considerando a politica municipal de apoio às crianças e jovens e respetivas famílias em matéria de ação social escolar, a Câmara Municipal de Alcoutim aprovou ontem, 3 de fevereiro, uma proposta referente à alimentação e auxílio económico coletivo.

Considerando as características socioeconómicas do concelho que evidenciam o baixo poder de compra das famílias residentes, foi aprovada, em matéria de alimentação, o pagamento do valor relativo ao almoço a todas as crianças a frequentar os infantários e as escolas do concelho que frequentam o berçário, creche, pré-escolar, ATL, 1.º, 2.º e 3.º ciclos. 

Os almoços das crianças que frequentam o berçário, creche, pré-escolar e ATL prolonga-se ao período das férias letivas. Já as crianças que frequentam o 1.º, 2.º e 3.º ciclos será pago o valor não comparticipado pelo Ministério da Educação.

A medida visa assegurar uma alimentação equilibrada e adequada às necessidades da população escolar, a satisfação de carências alimentares básicas e representa uma aposta na melhoria da qualidade do ensino.

Considerando que as despesas com livros e material escolar representam o dispêndio de uma verba significativa do orçamento familiar, a proposta aprovada prevê a atribuição de um auxilio económico, a título coletivo, no valor de 1000 euros para os alunos do 1º, 2º e 3º ciclo.

“Este executivo está empenhado na implementação de apoios sócio-educativos, que promovam a igualdade de oportunidades no acesso à escola e no combate às diversas formas de exclusão social e escolar, criando condições para a realização de aprendizagens significativas por parte de todos os alunos”, refere o presidente da autarquia, Osvaldo Gonçalves

AGENDA

Multimédia

PUBLICAÇÔES