Câmara de Alcoutim aprova medidas de apoio no âmbito da ação social escolar

04/02/2021

Câmara de Alcoutim aprova medidas de apoio no âmbito da ação social escolar

Considerando a politica municipal de apoio às crianças e jovens e respetivas famílias em matéria de ação social escolar, a Câmara Municipal de Alcoutim aprovou ontem, 3 de fevereiro, uma proposta referente à alimentação e auxílio económico coletivo.

Considerando as características socioeconómicas do concelho que evidenciam o baixo poder de compra das famílias residentes, foi aprovada, em matéria de alimentação, o pagamento do valor relativo ao almoço a todas as crianças a frequentar os infantários e as escolas do concelho que frequentam o berçário, creche, pré-escolar, ATL, 1.º, 2.º e 3.º ciclos.

Os almoços das crianças que frequentam o berçário, creche, pré-escolar e ATL prolonga-se ao período das férias letivas. Já as crianças que frequentam o 1.º, 2.º e 3.º ciclos será pago o valor não comparticipado pelo Ministério da Educação.

A medida visa assegurar uma alimentação equilibrada e adequada às necessidades da população escolar, a satisfação de carências alimentares básicas e representa uma aposta na melhoria da qualidade do ensino.

Considerando que as despesas com livros e material escolar representam o dispêndio de uma verba significativa do orçamento familiar, a proposta aprovada prevê a atribuição de um auxilio económico, a título coletivo, no valor de 1000 euros para os alunos do 1º, 2º e 3º ciclo.

“Este executivo está empenhado na implementação de apoios sócio-educativos, que promovam a igualdade de oportunidades no acesso à escola e no combate às diversas formas de exclusão social e escolar, criando condições para a realização de aprendizagens significativas por parte de todos os alunos”, refere o presidente da autarquia, Osvaldo Gonçalves