COVID-19 | Medidas municipais preventivas no âmbito do novo período de confinamento

15/01/2021

Aviso

𝐂𝐎𝐕𝐈𝐃-𝟏𝟗 | 𝐌𝐞𝐝𝐢𝐝𝐚𝐬 𝐦𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐢𝐬 𝐩𝐫𝐞𝐯𝐞𝐧𝐭𝐢𝐯𝐚𝐬 𝐧𝐨 â𝐦𝐛𝐢𝐭𝐨 𝐝𝐨 𝐧𝐨𝐯𝐨 𝐩𝐞𝐫í𝐨𝐝𝐨 𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐟𝐢𝐧𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨

Considerando o novo período de confinamento, o qual entrou em vigor às 00H00 de hoje, e se mantém em vigor, pelo menos, nos próximos quinze dias, o Município de Alcoutim anuncia um conjunto de medidas preventivas, em complemento a outras já em vigor, que resultam da articulação com as Autoridades de Saúde e demais organismos públicos. Entre elas:

- 𝗔𝗹𝗰𝗼𝘂𝘁𝗶𝗺 𝗦𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲 𝗦𝗼𝗹𝗶𝗱á𝗿𝗶𝗼 -Visa fazer chegar aos munícipes em confinamento assim como aqueles que por razões de mobilidade ou redução de contactos optam por não sair das povoações, em tempo útil e em segurança, bens de primeira necessidade (alimentos e medicamentos). O serviço deve ser requisitado através do número 281 540 546, nos dias úteis das 08:30 às 15:00, em alternativa podem contactar os números 962 736 411 ou 281 540 450.

- 𝙍𝙚𝙜𝙧𝙚𝙨𝙨𝙤 𝙎𝙚𝙜𝙪𝙧𝙤 - Regresso de concidadãos de forma segura ao seu território - O Município de Alcoutim em colaboração com o ALGARVE BIOMEDICAL CENTER (ABC) irá realizar Rastreio Serológico e Teste Diagnóstico que visa reduzir o risco de contágio pelo vírus SARS-CoV-2, associado ao regresso para o concelho, de cidadãos nacionais ou estrangeiros, provenientes de outras localidades e com comprovada ligação ao território concelhio. Marcação através do o número 800 208 302 no horário 08h30 às 15h00, sendo fornecidos os dados de identificação pessoal, e posteriormente validados na Junta de Freguesia a sua ligação ao concelho é agendada a recolha todos as 2ª e 6ª feiras nas sedes de freguesia.

- 𝗟𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗱𝗲 𝗔𝗽𝗼𝗶𝗼 à 𝗩í𝘁𝗶𝗺𝗮 – 𝗔𝗣𝗔𝗩 – Atendimento presencial depende de marcação prévia, após avaliação da sua necessidade. Contacte através do número 963 725 830. Dias úteis das 09:30-12:00 / 14:00 – 17:00.

- 𝗖𝗼𝗻𝘀𝘂𝗹𝘁𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗘𝗻𝗳𝗲𝗿𝗺𝗮𝗴𝗲𝗺 𝗱𝗲 𝗦𝗮ú𝗱𝗲 𝗠𝗲𝗻𝘁𝗮𝗹 𝗲 𝗣𝘀𝗶𝗾𝘂𝗶𝗮𝘁𝗿𝗶𝗮 – ARS – contactar o Centro de Saúde através do telefone 281 540 140 das 10h às 14h dias úteis, ou através do email: ucsp-aleo@arsalgarve.min-saude.pt.

- 𝗕𝗼𝗹𝘀𝗮 𝗱𝗲 𝗩𝗼𝗹𝘂𝗻𝘁á𝗿𝗶𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮𝗽𝗼𝗶𝗼 à 𝗽𝗼𝗽𝘂𝗹𝗮çã𝗼 𝗶𝗱𝗼𝘀𝗮 𝗶𝗻𝘀𝘁𝗶𝘁𝘂𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗱𝗮 – Esta medida resulta de um trabalho colaborativo com as Instituições Particulares de Solidariedade Social locais, ficando a cargo do Município de Alcoutim, através do seu Gabinete de Ação Social, Saúde e Educação, a receção e encaminhamento das inscrições de cidadãos que queiram colaborar e prestar apoio em lares/apoio domiciliário e outros serviços.

Os Voluntários devem ter idade inferior a 60 anos e serem saudáveis (não pertencer a qualquer um dos grupos de risco que estão referenciados pela Direção Geral de Saúde).

A inscrição pode ser efetuada através do número 962736411 ou através do email: accao.social@cm-alcoutim.pt

- 𝗟𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗱𝗲 𝗔𝗽𝗼𝗶𝗼 𝗽𝘀𝗶𝗰𝗼𝗹ó𝗴𝗶𝗰𝗼 –Em parceria com o Centro Humanitário da CVP de Tavira
O Centro Humanitário de Tavira irá disponibilizar uma linha de atendimento via SKYPE para apoiar a população em casos de isolamento.
Esta pretende garantir o apoio psicossocial a indivíduos/famílias em situação de vulnerabilidade social ou outras situações de dificuldades pontuais, de forma a minimizar o impacto negativo do atual problema de saúde pública, na vida quotidiana.
Iremos disponibilizar apoio psicológico e social que após avaliação das necessidades irão encaminhar para a resposta complementar adequada saúde, apoio social, outros.
Para Aceder a:
Drª Sílvia Soares Assistente Social: live:.cid.77c33be37d2f4063
Drª Mª José (Psicóloga): live:.cid.8cec0ebda81c2495
Drª Soraia (Psicóloga): live:.cid.e1be68c158e8c8fe
Drª Margarida (Psicóloga): live:.cid.dde5d8fdd074c5b9
Drº Luis (Psicólogo): live:.cid.a8cd61afeda08258

- 𝗔𝗽𝗼𝗶𝗼 𝗔𝗹𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗮𝗿, 𝗙𝗼𝗿𝗻𝗲𝗰𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗯𝗲𝗻𝘀 𝗮𝗹𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗮𝗿𝗲𝘀 𝗮 𝗳𝗮𝗺í𝗹𝗶𝗮𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗳𝗶𝗰𝗮𝗿𝗮𝗺 𝗲𝗺 𝘀𝗶𝘁𝘂𝗮çõ𝗲𝘀 𝗲𝗰𝗼𝗻ó𝗺𝗶𝗰𝗮𝘀 𝗲 𝘀𝗼𝗰𝗶𝗮𝗶𝘀 𝗳𝗿á𝗴𝗲𝗶𝘀. Mais informação através dos contatos Gabinete de Ação Social, Saúde e Educação

- Encerramento ao público de todos os equipamentos culturais, desportivos e similares;

- Os serviços de atendimento ao público funcionem exclusivamente por marcação prévia, disponibilizando-se para o efeito os meios normais de contacto:
            telefone - 281 540 500
            email – geral@cm-alcoutim.pt
            correio postal para a morada: Rua do Município, 12 - 8970 – 066 Alcoutim

- Suspensão de todas as atividades culturais, desportivas e de lazer;

- Suspensão das atividades no âmbito da “Universidade Sénior”;

- Suspensão das atividades no âmbito do projeto “Reabilitar para a Vida”;

- Suspensão do serviço “Alcoutim + Solidário”;

- Suspensão do funcionamento de feiras e mercados não alimentares;

- O Mercado Municipal permanece abertos e em funcionamento, apenas no que se refere à venda de produtos alimentares, cumprindo com os respetivos planos de contingência;

- Os cemitérios estão condicionados, mantendo-se as regras nacionais quanto aos funerais.

Estas medidas municipais hoje divulgadas podem ser consultadas aqui:

Mais informações sobre as medidas de âmbito nacional estão disponíveis nos canais do Governo, em https://covid19estamoson.gov.pt/
#alcoutimficaemcasa #sejaumagentedesaudepublica