Alcoutim é uma das zonas piloto dos Censos 2021

21/10/2020

O Teste 2020 vai decorrer simultaneamente nas diferentes regiões do País, numa freguesia dos 7 municípios selecionados, considerando a União das Freguesias de Alcoutim e Pereiro.

Quem reside numa das freguesias abrangidas pelo Teste 2020, irá receber um envelope do INE, a partir do dia 20 de outubro, com os códigos necessários para responder pela Internet, em censosteste2020.ine.pt, utilizando qualquer equipamento informático como smartphone, tablet, computador, podendo, em caso de dificuldade, solicitar o apoio de familiares e amigos.

As pessoas que não tiverem condições para responder pela Internet podem dirigir-se à respetiva Junta de Freguesia (com o envelope do INE), aguardar a visita do Recenseador (os contactos presenciais seguem o protocolo de segurança de saúde pública no âmbito da atual situação epidemiológica), ou ligar para a linha de Linha de Apoio (800 30 20 21).

Tendo em conta a atual situação epidemiológica do país foi elaborado um Plano de Contingência para os Censos 2021 que, inclui, entre outras medidas: a observação de um Protocolo de Segurança de Saúde Pública no âmbito da situação epidemiológica, uma estratégia que reforça a opção pela recolha de informação através da internet e o apoio à população através de uma linha telefónica, o reforço dos mecanismos de controlo do trabalho de campo e de validação da informação recolhida num contexto de crise pandémica.
O Teste 2020 é a última operação experimental dos Censos 2021 e tem como principal objetivo testar os processos de recolha que suportam a operação censitária garantindo que tudo se encontra operacional para 2021.
INE é a entidade responsável pela preparação e realização do Teste 2020, contando com a colaboração das Câmaras Municipais e das Juntas de Freguesia das áreas envolvidas.
A Câmara Municipal do Alcoutim, em colaboração com o Instituto Nacional de Estatística, chama a atenção, uma vez mais, para a importância desta operação que, de dez em dez anos, visa conseguir obter a radiografia mais exata do território.
Responder aos Censos é um Direito e um Dever de cidadania.