O Artesanato é o trabalho manual, ou a produção de um artesão, que, através da utilização de técnicas e saberes ancestrais, expressa, no objeto que constrói, a cultura de um povo.
Conhecer o artesanato de uma região é abordar o seu passado, sentir as suas tradições e costumes, contactar com os seus valores ancestrais e perceber o que se desenha hoje aos nossos olhos.
Apesar das atividades artesanais estarem a desaparecer um pouco por todo o país, no concelho de Alcoutim ainda se confecionam algumas das mais tradicionais peças de linho, bordados e rendas, e mantêm-se outras atividades tradicionais, como a cestaria em cana, a olaria ou o sapateiro. Aqui cresceu também um tipo de artesanato mais recente, resultante da capacidade de adotar, adaptar e inovar técnicas artesanais. É o caso das bonecas de juta (Oficina Flor da Agulha), simbolizando figuras típicas da região, e das flores de palha de milho (Santa Justa), das flores em esteva trancada (Barrada), bem como nas mais variadas peças de barro (Cortes Pereiras).
Locais de Venda de Artesanato:
Flor da Agulha: Oficina artesanal de fabrico e venda de bonecas de juta, situada em Martim Longo.
Telefone: 281 498 251
Cerâmicas de Alcoutim: Localiza-se em Cortes Pereiras e trabalha na produção e venda de cerâmica decorativa.
Telefone: 281 546 030
Lusifá : Ervas aromáticas para chás, em Azinhal, freguesia de Martim Longo.
Telefone: 966 494 520 ou 291 498 161