Site Autárquico de Alcoutim

VI Festival de Caminhadas de Alcoutim oferece 3 dias de experiências
19 fevereiro, 2019
Cartaz

A VI edição do Festival de Caminhadas de Alcoutim decorrerá nos dias 8,9 e 10 de Março, organizado pela Câmara Municipal de Alcoutim em colaboração com o Ayuntamiento de Sanlúcar de Guadiana. O Festival de caminhadas de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana tem em 2019 a sua VI ª edição, integrando o Algarve Walking Season, apoiado pelo Turismo de Portugal e pelo Turismo do Algarve, tendo como promotora a Cooperativa QRER e como parceiro a Associação Almargem, sendo o primeiro de 3 festivais de caminhadas ao longo do ano na região.

 

Um ano mais Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana tornam-se o epicentro das caminhadas na região do sudoeste da Península Ibérica e da Europa. Um festival que cresce em participantes, em colaboradores e em experiências únicas no território. Desde a Serra do Caldeirão ao Rio Guadiana, e valorizando o património natural, cultural, histórico, gastronómico e etnográfico, Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana oferecem 3 dias de atividades que, de uma forma sustentável, apaixonam o visitante. Venha descobrir os encantos da região com caminhadas associadas à boa comida, aos encantos da paisagem, às atividades agro-pastoris, à astronomia, às artes tradicionais, ao simples deixar levar-se…Aqui o Inverno já dá ares de Primavera!!!

 

O Festival das Caminhadas propõe 17 caminhadas temáticas e 5 ateliers, apresentando como propostas as Paisagens Apícolas das Taipas, Na Rota dos Sabores do Porco, Percurso de Observação da Natureza, Fabrico de Porta Canivetes em Empreita ou Isqueiros de Pastor, mas muito mais é proposto para os 3 dias do Festival.

 

As caminhadas decorrem por todo o concelho de Alcoutim e em Sanlúcar de Guadiana, com diferentes níveis de dificuldade, são levadas a efeito por guias conhecedores do território, que enquadram as diferentes temáticas propostas.

 

As propostas apresentadas são mais que caminhadas, são uma experiência que permite aos participantes conhecer a paisagem, um pouco da História da região, espaços/monumentos culturalmente interessantes, a oportunidade de conhecer locais e “gentes”, e por vezes ainda, alguns dos locais onde poderão saborear a gastronomia típica da região.

 

Pelo sexto ano consecutivo, o Município pretende evidenciar, uma vez mais, o potencial de Alcoutim como região de excelência para a prática de caminhadas na Natureza em conjugação com património natural, histórico, gastronómico e cultural diversificado.

 

A participação é condicionada a inscrição previa que deverá ser realizada no formulário online https://goo.gl/forms/HMPMkkwa7EGs4Iaw1

 

Para informações contactar o serviço de Turismo do Município de Alcoutim através dos seguintes contactos:

e-mail: festival.caminhadas@cm-alcoutim.pt

PT: (00351) 965 764 457          

ES: (0034) 610 839 395

 

O Pagamento das caminhadas é realizado no próprio dia, antes do início da mesma.

O programa do festival pode ser consultado em www.cm-alcoutim.pt