Site Autárquico de Alcoutim

> Home > Agenda
Mapa do Concelho
newsletter

Iniciativas

Entrar no Portal de Informação GeográficaTransportes SociaisOrçamento Participativo

Exposição: ADMIRO-TE | 4 olhares da Natureza

De 06 a 30 de outubro

/upload_files/client_id_1/website_id_1/Agenda/2020/Exposi%C3%A7%C3%B5es/Cartaz%20ADMIRO_TE%20novo%20horario.jpg

 

Há momentos em que olhar e admirar andam de mãos dadas. Aquele momento mágico em que nos conectamos intimamente com o que a nossa retina nos oferece. Partindo desta abordagem e tendo a Natureza como referência, nasce a proposta fotográfica “Admiro-te”. Nesta, 2 fotógrafas e 2 fotógrafos apresentam-nos o seu trabalho em resposta à pergunta: “O que admiras quando olhas para a natureza?”

São quatro olhares pessoais ligados por este único fio condutor comum, daí a heterogeneidade das propostas criativas que vão desde a perfeição reticular de uma folha, passando pela beleza e simbologia que as aves têm, à admiração pelas árvores como fonte de vida para finalizar com o magnetismo primitivo do mar.  Por outro lado, o espectador também é desafiado com a mesma pergunta à qual estes quatro artistas responderam.

Deste modo, a exposição propõe uma reflexão pessoal sobre a nossa relação com a Natureza neste momento crucial que estamos a viver de deterioração do Planeta. Da admiração nasce o cuidado e este é, cada vez mais, urgente e necessário.

Pedro Gabo

  

There are times when looking and admiring go hand in hand. That magical moment when we connect intimately with what our retina offers us. Starting from this approach and having nature as a reference, the photographic proposal "I admire you" is born. In this, 2 women photographers and 2 men photographers present us with their work in response to the question: "What do you admire when you look at nature?

There are four personal looks connected by this unique common guiding thread, hence the heterogeneity of creative proposals ranging from the reticular perfection of a leaf, through the beauty and symbology that birds have, to the  admiration for trees as a source of life to end with the primitive magnetism of the sea.  On the other hand, the viewer is also challenged with the same question to which these four artists answered.

In this way, the exhibition proposes a personal reflection on our relationship with nature at this crucial moment that we are living from the deterioration of the Planet. Care is born from admiration and this is increasingly urgent and necessary.

Pedro Gabo

 

BIOGRAFIAS

 

ANA GOUVEIA, natural de Lisboa, Portugal. Licenciada em Direito, aos 23 anos. Residente e com atividade profissional ativa no Algarve, desde 2006.  Define-se como uma privilegiada e uma observadora voraz. A Fotografia, forte interesse, a par da Palavra, do Cinema e da Pintura "invade-a" marcadamente em 2012. A convite, integra uma Associação de Fotografia, a A|NAFA - Associação e Núcleo de Amigos Fotógrafos do Algarve, com sede em Tavira. O Olhar, a Técnica e a Abordagem, apura-os, diariamente, com estudo, direcionado, descoberta e observação, atentas, de percursos de Fotógrafos, como formanda em vários Workshops/Formações Técnicos e Especializados e munida de um Curso de Fotografia, concluído no seio da Associação da qual é membro ativo desde a sua fundação. Aí exerceu o cargo de Vice-Presidente da Direção, de 2013 a 2017.  Participante em inúmeros Concursos de Fotografia/Desafios, nacionais e internacionais e Exposições Coletivas de Fotografia. O que a move: Aprender e partilhar. 

JOSÉ MANUEL PALMA GONÇALVES, fotógrafo, algarvio, residente em Tavira. A Fotografia entra na sua vida muito cedo. Na época do cumprimento do serviço militar teve oportunidade de aprofundar conhecimentos e tornar um hobby em algo mais importante e prazeroso sendo a Fotografia, a Arte, algo que o acompanha até hoje. A transição da Fotografia Analógica para a Fotografia Digital levou-o a sair da sua zona de conforto e a adaptar-se à mudança com um saldo francamente positivo, e alargou os seus horizontes. As suas Paixões são a vida selvagem, a natureza, a flora e a fauna, a paisagem. Longas caminhadas proporcionam-lhe momentos e imagens fantásticas que o surpreendem sempre. Tenho sido distinguido nacional e internacionalmente em diversos Concursos Fotográficos, em Desafios, em Passatempos, detém 1ºs prémios e outros, dos quais está muito orgulhoso e grato mas que, acima de tudo, o incentivam a fazer mais e melhor. O importante é participar. Destaca os Concursos Fotográficos anuais da “Águas do Algarve” e “Quercus”, em diversas Categorias. 

JUANA MARTÍN, natural de Huelva, Andaluzia-Espanha. Formada em Artes Aplicadas e Ofícios Artísticos na Especialidade de Fotografia, na Escola de Arte León Ortega de Huelva; Curso Universitário “La Enseñanza de las Artes Plásticas y Visuales en la Educación” pela Universidad de Huelva; Curso de Fotografia e Comunicação Gráfica pela UNIA, Huelva. Diplomada em Educação Social e Licenciada em Pedagogia. Atualmente trabalha na Concelhia de Politicas Sociais e Igualdade do Município de Huelva. Realizou diferentes cursos/formações com entidades e com profissionais de fotografia. Gosta de retrato, de autoretrato e de fotografia de detalhes. Pertenceu até 2019 à “Asociación Huelva y sus Fotógrafos” com a qual organizou e realizou múltiplas atividades neste campo. Realizou exposições coletivas e individuais. Os reconhecimentos mais destacados são: Prémio Contemporarte 2017 da Universidade de Huelva; 3º Prémio - a Melhor Coleção de Fotografia Desportiva (Patronato Municipal de Deportes de Ayamonte-Huelva); e 3º Prémio “Concurso WoldLand Opuntia ficus indica” (Câmara Municipal de Alcoutim-Portugal). 

MÁRIO RUI GOUVEIA, alfacinha de gema, natural de Lisboa - Portugal. Reside e trabalha em Lisboa.  A oferta de uma máquina fotográfica analógica, na adolescência, despertou um gosto, uma habilidade e a imensa curiosidade a eles inerentes. Fotografar tornou-se uma atividade diária e a busca pelo aperfeiçoar da técnica e aprofundar conhecimentos são uma constante. Participante em diversos Desafios e em Exposições Coletivas de Fotografia. Sócio da Associação e Núcleo de Amigos Fotógrafos do Algarve, com sede em Tavira, desde 2013.

 

Local: Casa dos Condes 

Organização: Município de Alcoutim

Local do evento

AGENDA

Multimédia

PUBLICAÇÔES