Site Autárquico de Alcoutim

Alcoutim, Terra de Fronteira
01 dezembro, 2022 - 31 dezembro, 2023
Exposições
Alcoutim, Terra de Fronteira
Exposição permanente pela vila de Alcoutim

Inserida no projeto Exposição “Algarve, Do Reino à Região”

Local: Alcoutim

Organização: Município de Alcoutim

“Alcoutim, Terra de Fronteira” é a exposição com a qual o Município de Alcoutim participou na “exposição” de âmbito regional: "Algarve. Do Reino à Região", iniciativa conjunta e pioneira da Rede de Museus do Algarve, formada por 13 exposições acompanhadas de publicações, de diferentes temas sobre o Algarve onde, pela primeira vez, se abordam os últimos mil anos da história e da cultura algarvia, presentes na herança material e espiritual que, desde o Gharb al-Andalus à atualidade, tem vindo a moldar e a caracterizar as marcas identitárias deste território.

O centro histórico da vila de Alcoutim transforma-se na “sala de exposições”, tendo como cenário a paisagem envolvente, com o rio Guadiana, a vila acastelada em anfiteatro e a vizinha Sanlucar de Guadiana, e os edifícios mais emblemáticos e representativos do património edificado como os “objetos” que fomentam a informação.

Alcoutim convida-o a percorrer o centro histórico da vila e a descobrir a sua história, cultura e os seus recantos, ruelas e edifícios mais autênticos, bonitos e carismáticos, num percurso em que a história e a paisagem são as linhas condutoras.

Desfrute de momentos únicos...