O Núcleo Museológico de Arte Sacra situa-se na Capela de Santo António (Av. Duarte Pacheco), em Alcoutim.
A exposição - Um olhar sobre as igrejas de Alcoutim- tem como objetivo divulgar, junto da comunidade alcouteneja e da população visitante, o roteiro da arte sacra do concelho, integrando-o no conjunto do seu património cultural e, assim, contribuir para o conhecimento da sua história singular.
Ao assumir-se também como veículo de extensão pedagógica junto da população local, nomeadamente a escolar, este núcleo pretende dar a conhecer a história da arte do concelho, no contexto da história da arte regional, nacional e europeia.
Esta exposição tem como fio condutor um percurso histórico/expositivo, que se inicia no Manuelino (séc. XVI) e termina no Neoclassicismo (séc. XIX), constituído por painéis com informação alusiva a cada período histórico e as representações gráficas das obras mais importantes. Ao longo do percurso encontram-se também vitrinas com algumas imagens, assim como alfaias litúrgicas.
Horário: visitas orientadas a partir do castelo, mediante inscrição prévia:
1 de outubro a 31 de março: 15h30
1 de abril a 30 de setembro: 16h00 e 18h00
Entrada: O bilhete custa 2.50€ e permite visitar, além do Núcleo Museológico de Arte Sacra, o Museu do Rio (Guerreiros do Rio), o Castelo da Vila (Alcoutim), a Exposição no Paiol (interior do Castelo da Vila), o Núcleo de Arqueologia (interior do Castelo da Vila), o Núcleo Museológico “Escola Primária” (Santa Justa), o Núcleo Museológico Dr. João Dias (Alcoutim) e o Núcleo Museológico “Casa do Ferreiro” (Pereiro).
Consulte no mapa a localização do Núcleo Museológico de Arte Sacra.