Espaço Guadiana recebe Jornadas do Mundo Rural

13/02/2020

Espaço Guadiana recebe Jornadas do Mundo Rural

À semelhança dos anos transatos vai a Câmara Municipal de Alcoutim e a Câmara Municipal de Mértola, numa organização conjunta em colaboração com a Associação de Proprietários Florestais das Cumeadas do Baixo Guadiana, promoverem, nos dias 28 e 29 de fevereiro as Jornadas do Mundo Rural, a terem lugar no Espaço Guadiana em Alcoutim.

Esta organização conjunta decorre de uma visão de território integrada que entende que a geografia dos problemas e desafios que estes dois Municípios enfrentam não se coaduna com as geografias administrativas dos territórios. Nesse sentido têm estes dois Municípios encetado um conjunto de reflexões, iniciativas e projetos conjuntos e/ou complementares em várias áreas.

O evento conta com a participação de um conjunto prestigiado de oradores de instituições de relevância para o setor Florestal e Agrícola, com o objetivo estratégico e transversal de apresentar os desafios e oportunidades que os profissionais e as instituições têm de enfrentar, e sobre os quais importa refletir de forma global, contando com espaços abertos ao debate em torno das questões apresentadas.

PROGRAMA:

28 de fevereiro (Sexta Feira)

9.30 – Receção aos Participantes

10.00 - Abertura

Osvaldo Gonçalves, Presidente da Câmara de Alcoutim

Jorge Rosa, Presidente da Câmara de Mértola

Painel 1 – Futuro dos Sistemas Agro-Florestais

10.45 – Valorizar a Produção dos Proprietários Florestais  - Luís Calaim -  FenaFloresta

11.15 - Intervalo

11.30 – Certificação Florestal – Joana Faria - FSC

12.00 – Experiência como Entidade Certificada – Paulo Almeida - UniMadeiras

12.30 – Almoço Livre

14.30 - Mesa Redonda| Passado, Presente e Futuro da Floresta no Baixo Guadiana

Abílio Encarnação, Proprietário Florestal

João Portugal Ramos, Gestor da Zona de Caça Turística Lotão e Pereiro

Nuno Coelho, Produtor Raças Autoctones

Ângela Marina Rezende – Cumeadas, Associação de Proprietários Florestais das Cumeadas do Baixo Guadiana

Pedro Monteiro – Diretor da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve

Joaquim Castelão Rodrigues – Diretor do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas

Osvaldo Gonçalves - Presidente da Câmara de Alcoutim

Jorge Rosa – Presidente da Câmara de Mértola

29 de fevereiro (Sábado)

9.00 – Receção aos Participantes

Painel 2 – Produtos Endógenos – Medronho/Mel

9.30 – Fileira do Medronho/Mel - Ana Arsénio, Associação In Loco

10.00 – Mel – Rotulagem - Obrigações decorrentes da Legislação – Elsa Trindade - Inspetora Chefe da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE)

10.30 – Intervalo

10.45 – A Apicultura e a Organização do Sector em Portugal – Albino Gaspar - Presidente da FenaApicula

11.15 – Medronho - Rotulagem Obrigatória – Luís Lopes – Inspetor da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE)

11.45 - Enquadramento Tributário e Respetivas Obrigações - Rui Dias, Chefe de Divisão da Inspeção Tributária III - Direção de Finanças de Faro

12.15 - Debate

12.30 – Almoço – II Encontro de Jovens Agricultores

Painel 3 – Valorização dos Produtos Locais – Circuitos Curtos

14.30 – Km 0 Alentejo - O Caminho Mais Curto do Produtor ao Consumidor – Ana Rita Sanches - Universidade de Évora /MED

15.00 – 100% Local – Vânia Martins – Associação In Loco

15.30 – Intervalo

15.45 – O Contributo do Jovem Empresário Rural para a Revitalização dos Territórios Rurais – Firmino Cordeiro, AJAP - Associação de Jovens Agricultores de Portugal

16.15 – A Importância dos Circuitos Curtos na Construção de Estratégias Locais de Alimentação Sustentável – Maria Custódia Correia, Coordenadora da Rede Rural Nacional

16.45 – Apoios PDR2020 – Medida 10.2.1.4 - Cadeias Curtas e Mercados Locais – Nuno Rodrigues, GAL - Associação Terras do Baixo Guadiana

17.10 - Debate

17.30 – Sessão de Encerramento:

Osvaldo Gonçalves, Presidente da Câmara de Alcoutim

Jorge Rosa, Presidente da Câmara de Mértola

Nuno Russo, Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural

NOTA: Para mais informações e inscrições contactar a Câmara Municipal de Alcoutim através do telefone 281 540 564 ou do e-mail: gabinete.florestal@cm-alcoutim.pt ou lina.cumeadas@gmail.com .

Fonte: Cumeadas