Site Autárquico de Alcoutim

Aviso - Projeto “Reabilitar para a Vida”
06 novembro, 2019

Projeto

“Reabilitar para a Vida”

 

Problema Social

O envelhecimento populacional é atualmente um fenómeno universal. Diante este facto a saúde torna-se um importante foco de atenção e preocupação, uma vez que, o envelhecimento é um processo dinâmico progressivo e inevitável.

Este envelhecimento está associado às alterações físicas, fisiológicas, psicológicas e sociais, influenciado desta forma a diminuição da independência e capacidade funcional do idoso.

 

Realidade Virtual

O uso da realidade virtual na reabilitação é uma prática cada vez mais comum, demonstrando resultados positivos na reabilitação do idoso, bem como o aumento da motivação para a mesma.

A maioria das técnicas convencionais sofrem muitas vezes o problema de não terem grande correspondência com as atividades do dia a dia do utente. A Realidade Virtual permite que tudo seja o mais aproximado possível à realidade, para que depois da intervenção haja uma transferência da aprendizagem para a vida diária da pessoa.

A Estimulação Cognitiva com recurso ao uso de Realidade Virtual visa proporcionar várias experiências desde estimulações sensoriais simples, passando por visitas virtuais a museus, até exergaming (video-jogos que envolvem exercício físico), sendo a experiência de RV adaptada à capacidade de cada utilizador conforme venha a ser indicado no diagnóstico.

Nestas atividades lúdicas, os indivíduos praticam atividades leves e divertidas de caracter terapêutico que estimulam o seu sistema motor.

 

Objetivos principais do projeto

Este projeto pretende usar a tecnologia da realidade virtual, nomeadamente óculos de realidade virtual e consola WIii com plataforma de equilíbrio, como uma ferramenta na reabilitação e estimulação física e cognitiva dos seniores. Pretendemos promover um envelhecimento ativo e contribuir para o aumento do bem-estar dos idosos.

 

Destinatários

 Este projeto vai ser implementado em três concelhos: Tavira; Castro Marim e Alcoutim. Destina-se a pessoas com mais de 65 anos ou em idade de reforma que estejam inscritos nas associações parceiras, ou que manifestem interesse em participar no projeto.

Prevemos um mínimo de 15 a 30 participantes por grupo em cada concelho, sendo que o total a alcançar durante os 3 anos do projeto é de 90 participantes.

Os participantes serão avaliados inicialmente através de uma bateria de testes e escalas pela equipa multidisciplinar e serão reavaliados de 6 em 6 meses.

 

Equipa multidisciplinar do projeto

Na implementação do projeto está envolvida uma equipa multidisciplinar, composta por Sílvia Ferreirinha - Psicóloga/ coordenadora, Isabel Pereira - Terapeuta Ocupacional, Vânia Serrano - Animadora Sociocultural e Sandra Pais - Consultora da Universidade do Algarve (que dará apoio científico e de monitorização do projeto, auxiliará no tratamento de dados estatísticos e na reflexão sobre o impacto do projeto)

 

Entidade Promotora

Centro Humanitário de Tavira – Cruz Vermelha Portuguesa

 

Investidores Sociais

- CM Tavira;

- CM Castro Marim;

- CM Alcoutim;

 

Apoios

- NOS

- Samsung

- Rotary Club Tavira