Município de Alcoutim apoia a iniciativa “o prato certo” liderada pela associação “In loco”
18 fevereiro, 2019

O Município de Alcoutim, integrado na Comunidade Intermunicipal do Algarve, faz parte da parceria de suporte do projeto-piloto de criação do Observatório Regional de Segurança Alimentar do Algarve (ORSAA) e nesse âmbito foi celebrado um protocolo de colaboração com a Associação ln Loco para a sua dinamização e para a organização das atividades de sensibilização e capacitação.

A Associação ln Loco pretende agora apresentar uma candidatura ao concurso CRESC ALG-34-2018-I2 - Portugal inovação Social - Programa de Parcerias para o Impacto - aprofundando o excelente trabalho que foi desenvolvido no âmbito do Projeto-piloto ORSAA.

Ao longo de três anos (2019-2021), propõe-se realizar em parceria uma estratégia de recolocação da alimentação no centro da vida das comunidades, sensibilizando e capacitando os participantes e os cuidadores para assumirem o controlo sobre a sua alimentação e a do seu agregado familiar, segundo os princípios orientadores do estilo de vida mediterrânico.

O desafio atual é o de mudar à escala local comportamentos e atitudes face à alimentação, num contexto de recursos escassos e um marketing agressivo da alimentação industrial / massificada, apoiando as pessoas e os seus cuidadores na difícil tarefa de realizar escolhas informadas que contribuam de forma significativa para a melhoria da sua qualidade de vida. É por isso que a Carrinha "Prato Certo sobre rodas" irá junto dos grupos em maior risco e dos seus cuidadores, envolvendo-os de forma prática e dinâmica na celebração da vida em torno da alimentação saudável e acessível, aproximando produtores e consumidores e demonstrando de forma inequívoca como a alimentação pode ser deliciosa, saudável e económica.

“O Prato Certo” é um vasto programa de duas centenas de atividades criativas de (re)educação alimentar itinerante dinamizada por uma equipa composta por nutricionistas, chefs, nutricionistas e cientistas sociais, em estreita colaboração com os técnicos das entidades parceiras, que envolverá diretamente mais de 1400 participantes e cuidadores dos grupos prioritários de intervenção em todos os municípios do Algarve; uma centena de ações demonstrativas em eventos, locais ou situações de elevado potencial de disseminação, por toda a região, chegando diretamente a mais de duas mil pessoas e indiretamente aos seus agregados e redes de proximidade, apoiadas numa plataforma colaborativa e de partilha de conteúdos (www.pratocerto.pt), num guião para ações de educação alimentar e em 6000 exemplares do livro de receitas "O Prato Certo".

A Insegurança Alimentar, ou seja, a dificuldade em assegurar uma alimentação adequada (saudável e acessível), constitui um problema social com elevada expressão nacional e regional.

Os números são impactantes: No Algarve, dados recentes revelam que mais de nove mil residentes reportam insegurança alimentar grave, treze mil moderada e 106 mil ligeira, dados que vêm sublinhar a expressão bipolarizada deste problema social, numa região em que 16.500 residentes beneficiam do Banco Alimentar e que 55,5% tem excesso de peso.

Escolhas alimentares pouco informadas, lacunas nas competências em termos de alimentação adequada e limitações financeiras, são alguns dos elementos-chave que estão na base desta situação. A educação alimentar é a estratégia central de intervenção que se propõe para uma iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social visando mobilizar toda a comunidade em torno da importância da alimentação adequada e a realização de intervenções criativas e mobilizadoras dirigidas a pessoas (e os seus cuidadores) com baixa literacia alimentar e em risco de insegurança alimentar integradas nos seguintes grupos de risco: jovens, idosos, grupos étnicos, beneficiários de ajuda alimentar.