Site Autárquico de Alcoutim

Mapa do Concelho
newsletter

Iniciativas

Entrar no Portal de Informação GeográficaTransportes SociaisOrçamento Participativo

Alcoutim vai ser palco de mais uma caminhada da Grande Rota do Guadiana (GR15)

04/12/2018

Cartaz

Está aí mais uma caminhada da Grande Rota do Guadiana (GR15), a última do ano, desde o emblemático «Miradouro do Pontal» até à vila raiana de Alcoutim. A caminhada gratuita acontece já este próximo domingo, dia 09 de dezembro.

 

A última caminhada do ano da Odiana propõe atividade física, clima ameno e boa disposição, numa aventura cujo protagonista é o grande Rio do Sul e as fantásticas vistas panorâmicas. Vão ser 10 km´s de trajeto à descoberta da serra do Baixo Guadiana. A partida é no Miradouro do Pontal, com vista privilegiada para o majestoso Rio Guadiana, seguindo-se uma incursão ao monte típico do Marmeleiro. Segue o trilho novamente com vista privilegiada, mas agora sobre a barragem de Alcoutim, passagem pela Praia Fluvial, até chegar finalmente à vila raiana. Trata-se de uma caminhada de dificuldade média.

A Caminhada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até dia 07 de dezembro através dos seguintes contactos: e-mail: comunicacao@odiana.pt ou +351 281 531 171. Os inscritos devem encontrar-se às 09h em Alcoutim onde estará um autocarro (junto à ponte da Ribeira de Cadavais) que irá transportar os mesmos até ao Miradouro do Pontal, o início do percurso. Uma vez no ponto de partida, a caminhada inicia às 09h30. A ressalvar que os participantes devem deixar o seu carro em Alcoutim e apanhar o autocarro supracitado, destacando que a Odiana não se responsabilizará pelo regresso dos participantes ao Miradouro do Pontal após conclusão do passeio. Cabe aos participantes responsabilizarem-se pelo seu almoço, sendo que na caminhada será disponibilizado, através de dois abastecimentos, o reforço habitual de líquidos e fruta.

A sublinhar que a Grande Rota do Guadiana interliga Alcoutim a Castro Marim e Vila Real de António, distinguindo-se pela sua multiplicidade de paisagens, elementos históricos, patrimoniais e naturais. A caminhada tem como intuito a dinamização e promoção desta Grande Rota que atravessa o Baixo Guadiana algarvio, e que se encontra em processo de extensão até à Ribeira do Vascão, limite entre os concelhos de Alcoutim e Mértola, passando brevemente dos iniciais 65 km’s para 81 km’s.

Recorde que este evento é uma organização da Associação Odiana, com a colaboração da empresa de animação turística Além Vila Tours, no âmbito do projeto PROMOTURIS – Plano de Promoção Turística e Cultural - uma iniciativa Odiana apresentado ao Aviso de Abertura ALG-14-2016-10 – Promoção Turística e Realização de Eventos Culturais, prioridade de investimento 6.3, financiado pelo Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020.

 

INFORMAÇÃO ÚTIL

 

  • 09h00 – Chegada a Alcoutim onde devem apanhar autocarro (ao pé da Ponte dos Cadavais) para o Miradouro do Pontal
  • 09h30 Início do Percurso no Miradouro do Pontal
  • Haverá carro de apoio e 2 postos de abastecimento
  • Almoço:Cabe aos participantes responsabilizarem-se pelo seu almoço, sendo que a Odiana disponibilizará o reforço habitual de líquidos e fruta.
  • Previsão de chegada a Alcoutim – 12h30/13h00
  • Distância de 10 km e Dificuldade: Média
  • Guiado por: Alem Vila Tours 
  • Gratuito, com inscrição obrigatória até 07 dezembro em: comunicacao@odiana.pt ou +351 281 531 171 (NOME, DATA DE NASCIMENTO, Nº BI/CC)

AGENDA

Multimédia

PUBLICAÇÔES