Site Autárquico de Alcoutim

Mapa do Concelho
newsletter

Iniciativas

Entrar no Portal de Informação GeográficaTransportes SociaisOrçamento Participativo

WORKSHOP DE TURISMO CRIATIVO: «MANHÃ COM O PASTOR!»

25/09/2018

Cartaz

O Turismo Criativo volta em força ao Baixo Guadiana, desta vez sob a temática da valorização da cabra de raça algarvia, com o workshop «Manhã com o Pastor» no dia 04 de outubro. O objetivo é aprender a arte de pastorear com um verdadeiro pastor, aproveitando a beleza e tranquilidade que a serra algarvia proporciona ao turista.

Trata-se da primeira edição deste workshop que se pretende inovador, realizando uma caminhada com um rebanho pelos trilhos da serra, constituindo a oportunidade ideal para conhecer aspetos da história da Cabra de Raça Algarvia, nomeadamente, comportamento, hábitos alimentares e tradições. Para concluir, um Pic-Nic com degustação de produtos regionais, onde o Queijo de Cabra Fresco assume protagonismo. O ponto de encontro é no Monte da Corte da Seda em Alcoutim onde os participantes serão depois transportados para o local da caminhada em viaturas todo o terreno.

A data prevista para o workshop é dia 04 de outubro, das 09h30 às 12h30, no Monte da Corte da Seda em Alcoutim, sob a organização da Associação ODIANA. Para já a Odiana abriu um formulário para pré-inscrições que decorre até 02 de outubro: https://goo.gl/forms/qZ4Fd5iQWPo7gdxn1

Importante referir que o limite mínimo de participantes para a realização do workshop é de 4 pessoas e máximo de 20 pessoas. Reunidas estas condições os participantes (por ordem de inscrição) irão receber email de confirmação e NIB para pagamento prévio obrigatório de € 30,00 (ou € 15,00 no caso de crianças até aos 12 anos). Não havendo número mínimo de participantes a Odiana reserva-se ao direito de alterar a data do workshop, sempre em articulação com os inscritos interessados.

Esta atividade decorre no seguimento do projeto da Odiana «Oficinas do Saber Tradicional», em estreita colaboração com a empresa «Fonte d’ Almece». O objetivo é a revitalização turística das atividades tradicionais do Baixo Guadiana através de experiências únicas que atraiam mais turistas e envolvam a comunidade local na cultura identitária do Baixo Guadiana.

Recorde que esta atividade está inserida no projeto CREATOUR que pretende pilotar uma agenda de investigação centrada no turismo criativo em pequenas cidades e áreas rurais. O CREATOUR é coordenado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra  e financiado pelo Programa de Atividades Conjuntas (PAC) do Portugal 2020. Saiba mais em: http://www.ces.uc.pt/creatour/

 

Fonte: Odiana

AGENDA

Multimédia

PUBLICAÇÔES