V Festival de Caminhadas afirma Alcoutim como um destino de Turismo de Natureza
11 abril, 2018
V Festival de Caminhadas

Entre os dias 6 e 8 de abril os caminhos do concelho de Alcoutim captaram nova vida com a realização da quinta edição do Festival de Caminhadas. A iniciativa, inicialmente agendada para o início de março e adiada devido às condições climatéricas, realizou-se com sucesso, contando com mais de 300 participantes nos três dias de caminhadas temáticas onde a observação e interpretação da natureza, observação de aves, acompanhar um pastor e o seu rebanho de cabras, a experiência de cozer pão ou procurar das abelhas foram algumas das propostas realizadas.

A iniciativa decorreu pela margem do rio Guadiana, dos dois lados da fronteira, junto à ribeira do Vascão, na serra do Caldeirão, percorrendo vários lugares no concelho de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana. Com 13 caminhadas programadas, o evento captou público de origem regional, nacional e estrangeiro, fortalecendo a promoção do território.

O primeiro dia iniciou-se a sessão de divulgação “Potencialidades do Ecoturismo no Baixo Guadiana”, com degustação de produtos locais e a caminhada “Entardeceres de Alcoutim desde Sanlúcar de Guadiana”. No sábado, percorreram-se caminhos pelas “Paisagens apícolas das Taipas”, “Pelo Trilho dos Pastores e dos Moinhos”, junto à Ribeira do Vascão, na “Manhã com o pastor” com o pastor e o seu rebanho de cabras, o percurso da Via Algarviana, entre Cortes Pereiras e Corte da Seda e na localidade de Farelos e Clarines o passeio “Vamos caminhar e fazer pão”.

No domingo, os “Trilhos de Ronda no Guadiana, do Vascão a Alcoutim”, o percurso de Observação da Natureza na Ribeira do Vascão, “Pelos Caminhos da Defesa Raiana no Guadiana – Entre Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana” e a “Tarde com o Pastor, finalizaram a oferta de experiencias realizadas.

A caminhada “Entre a ribeira de Cadavais e as estrelas” e a “Anoiteceres do Caldeirão” que proponham a observação astronómica, serão reprogramadas visto as condições de observação de estrelas não terem permitido a realização das mesmas.

O programa contou ainda, com a Marcha Corrida de Vaqueiros, realizada dia 11 de março, e que contou com a participação de cerca de 250 participantes.

O Festival de Caminhadas de Alcoutim, Sanlúcar de Guadiana é um evento organizado pela Câmara Municipal de Alcoutim em parceria com o Ayuntamiento de Sanlúcar de Guadiana com o objetivo promover as potencialidades do interior do Algarve enquanto destino turístico ativo e de natureza, e também o património natural e cultural da região.

Este ano, esteve pela primeira vez, integrado no Algarve Walking Season, um novo evento regional apoiado pelo Turismo de Portugal e pelo Turismo do Algarve, que surgiu no âmbito de uma candidatura ao programa Valorizar e tem como objetivo promover, em conjunto o Festival de Caminhadas de Alcoutim, o Walking Festival Ameixial e o novo Festival de Caminhadas a realizar em Lagos e, com isso, atrair mais pessoas à região.