ODIANA PROMOVE JANTAR "CHOOSE OUR FOOD"

08/02/2018

ODIANA PROMOVE JANTAR 'CHOOSE OUR FOOD'

A Odiana realizou, no passado dia 21 de janeiro, uma iniciativa que juntou vários produtores, empresários e o setor turístico. O Jantar «Choose our Food», que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves, assumiu-se como uma reunião à mesa, quase formato B2B, mas com iguarias à mistura. Fizeram-se degustações, mas também houve tempo para fortalecer sinergias e assentar parcerias. Foi assinado uma «Carta de Intenção» entre 30 entidades/empresas que se comprometem a ser «embaixadoras» dos produtos do território.

Quem diz que não se podem tratar de negócios à mesa? Sim, é verdade! A Odiana, promotora do projeto «Choose our Food» organizou um jantar de degustação. O palco foi o Restaurante «O Infante», em Altura, e os exclusivos protagonistas da ementa foram os produtos locais do território. Sucintamente, as boas vindas fizeram-se com filete de cavala e atum fumado (Loja do Mar em VRSA), chouriço, presunto (Feito no Zambujal). As entradas com pão caseiro (de Odeleite), queijo de cabra (ANCRAL) acompanhado de mel (produtores vários) e manteiga de Alfarroba (Quinta da Fornalha). Os pratos abrilhantaram-se com sabores do mar, com uma trouxa de robalo à florentina enriquecida com camarão selvagem e chaud-froid verde (Atlantik Fish). Também a carne, com notas mais terrenas, com o tradicional cabrito algarvio assado no forno de lenha (ANCCRAL), acompanhado com arroz de maranho aromatizado com hortelã flor de carqueja e telha crocante a condizer em harmonia com citrinos algarvios. As sobremesas adoçaram a boca com tortas de amêndoa, laranja e alfarroba e trufas de figo, chocolate e amêndoa. O responsável pelo cardápio foi o Chef Américo António.

Depois do festim de sabores, os «negócios»…
Este jantar «Choose our Food» cumpriu o seu propósito, e para além da prova de algumas pérolas gastronómicas, foi uma verdadeira reunião à mesa, que juntou produtores locais, agentes da hotelaria, agentes do comércio a retalho, restauração, Chefes de cozinha, agentes de comunicação, representantes dos municípios e, finalmente, o setor turístico. A iniciativa foi pautada por uma Mostra de Produtos agroalimentares, a Apresentação pública do vídeo promocional «Choose our Food» e a Formalização de um Acordo de Cooperação. O Acordo, inédito na região, contou com o selo de 30 entidades/empresas que se tornam assim «embaixadoras» dos produtos tradicionais, ajudando a «vender» não apenas o destino turístico, mas todos os produtos agroalimentares a ele associados, comprometendo-se a reforçar sinergias entre setor agroalimentar e turístico, fomentando a sua comercialização.

O jantar «Choose our Food» foi o pontapé de partida, a par de outras ações promocionais e estratégicas que têm sido levadas a cabo, para consolidar a aposta e estratégia da Odiana num dos recursos mais identitários do território: a gastronomia. “Para além da promoção dos recursos, este jantar pretendeu atuar na sensibilização da comunidade empresarial e turística para os produtos tradicionais. Queremos que haja um fomento do consumo de produtos endógenos e para isso há que sentar todos os intervenientes à mesa, e não apenas para degustar, mas para promover a partilha de conhecimentos e cimentar relações”, atesta a nova Presidente da Odiana, Conceição Cabrita, garantindo que “a gastronomia e o turismo devem andar de mãos dadas, sendo o turismo gastronómico um dos produtos estratégicos do Algarve que traz cada vez mais turistas à região”.

A salientar que, não obstante do Jantar «Choose our Food», a Odiana realizou vários showcookings no último ano, dispõe já de um vídeo promocional gastronómico a passar nas redes sociais em: https://vimeo.com/251669362 Está em fase final de revisão de um Roteiro dos Sabores e prepara-se para receber uma FAM TRIP na próxima semana.

Recorde que esta iniciativa acontece sob a alçada da Odiana, com o carimbo do projeto «Choose our Food», com candidatura aprovada no Programa CRESC Algarve 2020. Este projeto, focado nas áreas de Baixa Densidade, pretende promover a cooperação entre empresas turísticas e agroalimentares, reforçar a competitividade dos produtos agroalimentares do Baixo Guadiana e potenciar parcerias estratégicas para promoção e comercialização dos mesmos.

Para mais informações contacte através de comunicacao@odiana.pt ou 281 531 171

Fonte: Odiana