Site Autárquico de Alcoutim

Mapa do Concelho
newsletter

Iniciativas

Entrar no Portal de Informação GeográficaTransportes SociaisOrçamento Participativo

Caminhadas ou BTT

/util/imgLoader.ashx?img=/upload_files/client_id_1/website_id_1/Concelho/Turismo/O%20que%20fazer/Caminhadas%20ou%20BTT/caminhadas.jpg /util/imgLoader.ashx?img=/upload_files/client_id_1/website_id_1/Concelho/Turismo/O%20que%20fazer/Caminhadas%20ou%20BTT/via%20algarviana_net.jpg /util/imgLoader.ashx?img=/upload_files/client_id_1/website_id_1/Concelho/Turismo/O%20que%20fazer/Caminhadas%20ou%20BTT/HPIM4380_net.jpg /util/imgLoader.ashx?img=/upload_files/client_id_1/website_id_1/Concelho/Turismo/O%20que%20fazer/Caminhadas%20ou%20BTT/HPIM4402_net.jpg

Provavelmente uma das melhores formas de conhecer o concelho, para os visitantes que querem disfrutar do contacto direto com a natureza, é explorar o território de Alcoutim a pé ou de bicicleta.

Alcoutim oferece ao visitante oito percursos pedestres. Os percursos exploram a paisagem serrana e a diversidade de fauna e flora existente na região passando pelas sedes de freguesia, povoações de interesse arquitetónico, núcleos museológicos, locais de artesanato e paisagens naturais de rara beleza.

Na vila de Alcoutim também termina a Grande Rota do Guadiana (GR 15), uma via pedestre com cerca de 65 quilómetros de extensão que abrange o território do Baixo Guadiana algarvio. Atravessa três concelhos (Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António) que representam a tipicidade da serra, do barrocal e do litoral e viaja por dezasseis localidades, tendo como ex líbris o Guadiana, o grande rio do Sul.

Alcoutim é ainda onde começa a Via Algarviana, uma Grande Rota Pedestre (GR13) que liga Alcoutim ao Cabo de São Vicente, em Sagres, com uma extensão de 300 quilómetros, na sua maioria instalados na serra algarvia. A rota privilegia os locais de maior interesse natural e cultural da serra algarvia. Nos meses de primavera é já habitual encontrar caminhantes e ciclistas oriundos de todo o mundo para percorrer esta rota. Esta grande rota é ainda complementada com um percurso temático em Alcoutim relacionado com o contrabando, designado “Rota do Contrabandista”, e com o percurso audioguiado “Entre Montes e Vales” (com possibilidade de descarregar o audioguia para mp3 ou mp4), na freguesia de Vaqueiros.

A autarquia organiza anualmente, durante um fim de semana de Primavera, um Festival de Caminhadas, com percursos temáticos, onde participam caminhantes oriundos de todo o País e alguns estrangeiros.

 

AGENDA

Multimédia

PUBLICAÇÔES