Site Autárquico de Alcoutim

Demográfica do Concelho de Alcoutim

Ainda que a região do Algarve seja desde a década de 70 uma região de forte atração populacional, apresenta um grande desequilíbrio na sua distribuição intra-regional, caracterizada por assimetrias de ocupação humana do seu território, que opõem a faixa litoral ao interior serrano. Em vez de diminuir, esta tendência tem vindo a acentuar-se, ao mesmo tempo que as populações do interior envelhecem e a taxa de natalidade sofre uma quebra acentuada em toda a região. O crescimento da população da região do Algarve acompanhou, grosso modo, o crescimento do país, tendo-se registado uma redução da sua população entre a década de 50 e os primeiros anos da década de 70, fruto do processo simultâneo de emigração para a Europa e da migração para as áreas metropolitanas.

No caso de Alcoutim, o território concelhio ocupa uma área de 576,7 Km2, o que corresponde a cerca de 12% (11,51) do território da região do Algarve.

 Em 2011, segundo os dados do recenseamento, a população residente era de 2917 habitantes, em que 50,15% (1463) eram do sexo feminino e, por conseguinte, 49,85% (1454) do sexo masculino.

 Com este número de habitantes, Alcoutim destaca-se como o concelho do Algarve com a densidade populacional mais reduzida (5,1 hab/Km2), representando a sua população 0,65 % do total de habitantes desta região. No que à densidade populacional diz respeito, e considerando os concelhos limítrofes, Alcoutim assemelha-se mais com Mértola, situado na região do Baixo Alentejo, do que com os concelhos algarvios. Porém, a semelhança com Mértola deve-se sobretudo ao facto de este ser um dos maiores concelhos do país em termos de área territorial, já que ao nível da população residente apresenta mais do dobro do número de habitantes de Alcoutim.

Fonte: INE - Censos 2011; INE - Estimativas Anuais da População Residente 2015

 

Ao nível das freguesias, considerando a reorganização administrativa do concelho (decorrida em outubro de 2013), Martim Longo apresenta a densidade populacional mais elevada e Vaqueiros a mais baixa. Todavia, se atendermos à anterior organização administrativa, Alcoutim e Martim Longo apresentam densidades populacionais semelhantes e superiores à verificada no concelho (5,1), enquanto Pereiro se evidencia como a freguesia com a densidade mais baixa.

Fonte: INE - Censos 2011; Elaboração própria

Examinando o número de habitantes residentes e os presentes no momento censitário, ressalta o facto da freguesia de Alcoutim e Pereiro ser a única que regista maior número de habitantes presentes comparativamente aos residentes. Trata-se de uma discrepância de 20 habitantes e que poderá dever-se a residentes habituais em Alcoutim que optaram por manter a residência oficial em outros concelhos devido a benefícios fiscais (por exemplo, isenção da contribuição autárquica) ou no sistema de saúde (por exemplo, manter o médico de família). As restantes freguesias registam menor número de habitantes presentes no momento censitário do que residentes, influenciando os resultados ao nível do concelho, os quais assumem a mesma tendência.

Fonte: INE - Censos 2011

 

A análise por grupos etários permite verificar que o grupo etário com maior representatividade no concelho de Alcoutim em 2011 era o de 65 e mais anos, representando 44% da população total residente no concelho. Os grupos etários com menor representatividade são os da população mais jovem, correspondendo a apenas 8% a população residente com idades até aos 14 anos e 6% o grupo entre os 15 e os 24 anos de idade.

 

Fonte: INE - Censos 2011