Site Autárquico de Alcoutim

Empreitada para construção de um espaço para dinamização de produtos endógenos em Alcoutim atribuída
18 setembro, 2019
Dinamização de produtos endógenos em Alcoutim

O Município de Alcoutim assinou no passado dia 10 de setembro, o contrato de empreitada para a construção de um espaço para dinamização de produtos endógenos em Alcoutim com a empresa “Caetano Costa & Costa, Lda.”.

 

A presente operação, incluída no PADRE, pretende construir a loja de artesanato, doces regionais e merchandising de Alcoutim, localizado na avenida Eng. Duarte Pacheco, em Alcoutim, bem como o seu apetrecho com equipamentos diversos, com vista a criar condições de venda e exposição produtos endógenos existentes no território.

 

Permitirá assegurar a valorização económica de recursos endógenos em espaços de baixa densidade, contribuindo para a valorização dos recursos endógenos “Produtos da Terra, Gastronomia e Doçaria Tradicional”. Pretende-se potenciar a criação ao empreendedorismo local, com identificação de oportunidades de negócio, bem como a criação de postos de trabalho, através do autoemprego, a instalação de microempresas e de artesãos locais, fixado a população no território. Promover-se-á a comercialização de produtos locais, produzidos no território, aos visitantes, potenciar-se-á o trabalho em rede dos atores locais, com vista à certificação dos respetivos produtos.

 

O preço da empreitada é de € 303.645,77 acrescido do imposto sobre o valor acrescentado, à taxa legal em vigor, tendo um prazo de execução de 24 meses a contar da data do auto de consignação de trabalhos.

 

 “Respeitamos muito a herança cultural local. Expandir os espaços de comercialização é uma forma de dar mais visibilidade ao trabalho dos nossos artesãos. É uma valorização da nossa cultura.”, refere Osvaldo Gonçalves, presidente da autarquia.