Site Autárquico de Alcoutim

Alcoutim associa-se à campanha nacional - Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância
23 abril, 2019
Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Alcoutim (CPCJ), com o apoio da autarquia, associa-se à campanha nacional - Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância – “Serei o que me deres…que seja amor”, dinamizando para o efeito várias iniciativas ao longo do mês de abril.

 

No decorrer do mês de abril, está previsto afixar cartazes da campanha, comunicação no site do município e do agrupamento de escolas, leitura da história do Laço Azul nas turmas, divulgação do concurso do Laço Azul em todas as turmas.

 

Para encerrar o mês da prevenção, no dia 30 de abril, pelas 10h30, as crianças formarão às 10h30 um Laço Humano, na Praça da República em Alcoutim e em Martim Longo na escola Prof. Joaquim Moreira.

 

Desde o início do século XXI, o mês de abril é assinalado como o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância em muitos países.

 

A campanha de alerta para a prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças e jovens ainda estão sujeitos decorre da necessidade de sensibilização e do combate à mesma, que exige um esforço conjunto, de todos, sendo importante alargar o esforço e torna-lo cada vez mais transversal e eficaz na sociedade portuguesa.

 

Definição de abusos ou maus tratos às crianças (OMS): Todas as formas de lesão física ou psicológica, abuso sexual, negligência ou tratamento negligente, exploração comercial ou outro tipo de exploração, resultando em danos atuais ou potenciais para a saúde da criança, sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade num contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder. Estabelece, ainda, quatro tipos de maus tratos: físico, emocional, sexual e negligência.