Site Autárquico de Alcoutim

Alcoutim integra Dispositivo de Combate a Incêndios no Algarve
31 julho, 2018
Alcoutim integra Dispositivo de Combate a Incêndios no Algarve

O Município de Alcoutim foi um dos signatários do Protocolo de Cooperação para a constituição do DECIR/2018 - Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais para a região do Algarve. A participação do Município foi aprovada na reunião do executivo realizada a 11 de julho.

O protocolo, aprovado em sede da AMAL a 15 de junho, visa estabelecer, para o período mais vulnerável à ocorrência de incêndios rurais (15 de maio a 15 de outubro), os critérios e procedimentos relativos ao financiamento às entidades detentoras dos Corpos de Bombeiros, por forma a assegurar a constituição do DECIR do Algarve, que permita abordar as fases de maior empenhamento, com elevado grau de segurança e eficácia, tendo por base o histórico e a previsibilidade de ocorrências.

A exemplo de anos anteriores, a região do Algarve, para fazer face aos riscos dos incêndios rurais, estabelece um Dispositivo Especial transversal a todo o distrito que envolve um conjunto de Entidades (Autoridade Nacional de Proteção Civil, Federação dos Bombeiros do Algarve, Municípios do Algarve (AMAL) e as Entidades detentoras dos vários Corpos de Bombeiros). Dispositivo esse que tem demonstrado o elevado grau de eficiência e resolução das ocorrências através de um ataque inicial reforçado.

Assim, segundo o documento, todos os municípios do Algarve comprometem-se a atribuir um complemento diário de 18,00€ a 885 bombeiros integrantes do DECIR. Pelo que cada um dos 16 municípios terá um encargo financeiro total de 28 948,38€, a transferir para a Federação de Bombeiros do Algarve, destinado a comparticipar o pagamento de serviços efetuados pelos bombeiros.