Site Autárquico de Alcoutim

Igreja de Martim Longo recebe cine-concerto “Os Lobos” no dia 13 de Janeiro
12 janeiro, 2018
Igreja de Martim Longo

O Município de Alcoutim em parceria com o Cineclube de Faro, no âmbito da 2ª edição do 365 Algarve, a iniciativa Video Lucem, que apresenta o filme OS LOBOS de Rino Lupo (Portugal, 1923) acompanhado ao piano por NICHOLAS McNAIR na Igreja de Martim Longo, no dia 13 de janeiro pelas 21h30.

 

O programa cultural 365 Algarve é uma iniciativa das Secretarias de Estado da Cultura e do Turismo, com financiamento do Turismo de Portugal e execução da Região de Turismo do Algarve. Estas entidades uniram-se porque consideram fundamental desenvolver um programa cultural para a região algarvia de relevância turística internacional, envolvendo os agentes culturais e turísticos da região, a decorrer entre os meses de outubro a maio de cada ano, sendo um convite a percorrer toda a região, porque no sítio mais inesperado o residente e/ou visitante vai deparar-se com uma exposição, um concerto, uma performance, um festival, uma fusão artística ou a possibilidade de degustar o melhor da nossa gastronomia ao som de uma guitarra ou de um acordeão.

 

"Video Lucem" é o nome da iniciativa que, trará até à Igreja de Martim longo um cine concerto e que pretende reaproximar o público da Sétima Arte e valorizar o património histórico no sul do país.

 

A Igreja Matriz de Martim Longo tem por invocação Nossa Senhora da Conceição, remonta ao séc. XVI e da sua construção primitiva destacam-se os portais manuelinos, sendo atualmente uma das mais antigas erguidas no concelho.

 

O filme tem o acompanhamento ao piano pelo enorme artista especializado em música para cinema mudo Nicholas McNair, que no caso interpreta a partitura original, recuperada, de António Tomás de Lima, composta em 1925 para esta mesma obra poderosa, inesperada e marcante.

 

Duração: 83 minutos

Classificação etária: maiores de 6 anos