Site Autárquico de Alcoutim

> Home > Agenda
Mapa do Concelho
newsletter

Iniciativas

Entrar no Portal de Informação GeográficaTransportes SociaisOrçamento Participativo

Festival do Contrabando

De 27 a 29 de março

/upload_files/client_id_1/website_id_1/Agenda/2020/Eventos/mar%C3%A7o/Facebookcover_PT.png

Organização: Município de Alcoutim e Ayuntamiento de Sanlúcar de Guadiana – evento financiado pelo Programa 365 Algarve.

Festival de artes no Guadiana, com mercado de época, animação de rua, exposições, gastronomia, artesanato e ofícios antigos.

 

Festival do Contrabando é mais que um Festival, é a junção e fusão da homenagem a uma atividade que ao longo da história foi importante para as gentes da fronteira, com as artes e a cultura. A paisagem fronteiriça que desafiava os destemidos na passagem de mercadorias, agora é palco de vários projetos culturais que transportam para o interior das populações e seus visitantes, os sonhos e ambições, trazendo até à Vila Raiana uma oferta cultural que desafia todas as condicionantes existentes.

Aromas de café, amêndoa, tabaco, sons de acordeão e fandangos, estórias de paixões além fronteira, azáfama nos mercados rurais da serra, combinações secretas nas tabernas da região, originam conflitos onde se misturam sentimentos, interesses e sonhos. O contrabandista com as sacas pesadas que carregam às costas não transportam só mercadorias que passam a fronteira … levam sonhos, fantasias e a ambição de uma vida melhor.

O contrabando é memória coletiva, intemporal, e regressa à região com a importância que se atribui ao património cultural, a identidade social conquista uma dinâmica original envolta na arte e cultura.

 

De 27 a 29 de março realiza-se a quarta edição do Festival do Contrabando em Alcoutim (Portugal) e Sanlúcar de Guadiana (Espanha) oferecendo a todos os visitantes dias repletos de animação, história, artes e cultura, são muitas as atividades disponíveis nestes dias.

 

O festival apresenta a todos os visitantes, um mercado de época, gastronomia local, desfiles etnográficos, teatro de rua, bandas de música de rua, oficinas de artesanato e muita mais animação.

 

4ª Jornadas do Contrabando e Memórias de Fronteira

dia 14 de fevereiro - 09h30 – Salão Nobre da Câmara Municipal de Alcoutim

Consulte aqui o programa

O contrabando foi a “arte” de comercializar às escondidas dos olhos da lei e dos governos, respondendo às necessidades e dificuldades das gentes raianas. Alimentos básicos como ovos, farinha e amêndoas, foram transportados, pela calada da noite, de um lado ao outro da fronteira. Para além dos bens materiais partilharam-se sentimentos, conhecimentos e alimentaram-se sonhos.

Vivemos no “tempo” das memórias. Atualmente, com o crescente interesse pelo património cultural faz todo o sentido registar e estudar as “memórias” do contrabando numa perspetiva de melhor entender a identidade local e contribuir para a discussão do despovoamento do interior e especialmente nesta zona raiana. As gerações que viveram o contrabando tradicional estão a desaparecer, perdendo-se a sua cultura e sentido de sobrevivência. Com eles perdem-se conhecimentos, passados entre gerações, que foram acumulados ao longo dos anos.

As quartas jornadas do contrabando, a realizar em Alcoutim no dia 14 de fevereiro de 2020, vão trazer a várias perspectivas desta atividade raiana (entenda-se guardas e contrabandistas).

 

Local do evento

AGENDA

Multimédia

PUBLICAÇÔES