Site Autárquico de Alcoutim

> Home > Agenda
Mapa do Concelho
newsletter

Iniciativas

Entrar no Portal de Informação GeográficaTransportes SociaisOrçamento Participativo

Exposição de fotografia “O Pulsar da Rua”

De 01 a 28 de junho

de Ana Gouveia, Juana Martín e Mário Rui Gouveia

/upload_files/client_id_1/website_id_1/Agenda/2019/Exposi%C3%A7%C3%B5es/junho/Cartaz%20Alcoutim_junho%20(2).jpg

Local: Casa dos Condes (Biblioteca Municipal de Alcoutim)

Organização: Município de Alcoutim

 

Fotografar na rua é Sentir. É observar atentamente, é ouvir, é cheirar, é antever, é eternizar momentos, é gostar de pessoas, é gostar de andar.

A Fotografia de Rua pretende espelhar uma realidade que é filtrada pelo seu Autor, cria (é um ato livre) imagens alicerçadas em situações espontâneas em que a carga das suas próprias vivências e emoções nelas se reflete.

Partindo destas premissas, nasce a Exposição O PULSAR DA RUA, que integra imagens captadas em várias Cidades de Portugal e Espanha.

É um Projeto de Fotografia atual, individual, apresentado em conjunto e reúne trabalhos de três Fotógrafos que gostam de fotografar, de comunicar e gostam de Fotografia de Rua.

A abordagem exposta, que se pretende singular, agrupa 10 Tópicos de Fotografia de Rua e 3 Olhares - o de cada um, pessoal, dos Fotógrafos envolvidos face a eles.  Foi este o desafio lançado e a interação desejada.

Da vasta aproximação ao que acontece na rua, foram selecionados os seguintes tópicos: - Animais; - Arquitetura; - Arte; - Crenças; - Infância; - Luz/Sombra; - Movimento; - Noite; - Quotidiano; - Reflexos.

 

NOTA: Apresentação de 30 Trabalhos, impressos em papel - com moldura 40X50cm

 

Trajetórias/Biografias

 

Ana e Juana realizaram um Projeto Fotográfico em 2018 intitulado "SAUDADE".

A sua amizade e a paixão pela Fotografia fizeram desta iniciativa - nascida entre as duas margens do Guadiana (Portugal e Espanha) - uma ponte que as permitiu viajar com este sentimento por diferentes cidades lusas e espanholas (Lisboa, Tavira, Vila Real de Santo António, Gibraleón, Huelva...) e a sua caminhada continua.

Esta extraordinária experiência incentivou as artistas a continuarem a indagar no campo da Fotografia e a lançarem-se em novas temáticas, com o seu particular modo de as olhar, abraçando novos projetos como “SERENDIPITIA” e “O PULSAR DA RUA”.

ANA GOUVEIA, natural de Lisboa, Portugal, freguesia de Santa Engrácia. Licenciada em Direito, aos 23 anos. Residente e com atividade profissional ativa no Algarve, desde 2006.  Define-se como uma privilegiada e uma observadora voraz. A Fotografia, forte interesse, a par da Palavra, do Cinema e da Pintura "invade-a" marcadamente em 2012. A convite, integra uma Associação de Fotografia, a A|NAFA - Associação e Núcleo de Amigos Fotógrafos do Algarve, com sede em Tavira. O Olhar, a Técnica e a Abordagem, apura-os, diariamente, com estudo, direcionado, descoberta e observação, atentas, de percursos de Fotógrafos, como formanda em vários Workshops/Formações Técnicos e Especializados e munida de um Curso de Fotografia, concluído no seio da Associação da qual é membro ativo desde a sua fundação. Aí exerceu o cargo de Vice-Presidente da Direção, de 2013 a 2017.  Participante em inúmeros Concursos de Fotografia/Desafios, nacionais e internacionais e Exposições Coletivas de Fotografia. O que a move: Aprender, Apreender, Partilhar. 

JUANA MARTÍN, natural de Huelva, Andaluzia-Espanha. Formada em Artes Aplicadas e Ofícios Artísticos na Especialidade de Fotografia, na Escola de Arte León Ortega de Huelva; Curso Universitário “La Enseñanza de las Artes Plásticas y Visuales en la Educación” pela Universidad de Huelva; Curso de Fotografia e Comunicação Gráfica pela UNIA, Huelva. Diplomada em Educação Social e Licenciada em Pedagogia. Atualmente trabalha na Concelhia de Politicas Sociais e Igualdade do Município de Huelva. Realizou diferentes cursos/formações com entidades e com profissionais de fotografia. Gosta de retrato, de autoretrato e de fotografia de detalhes. Pertenceu até 2019 à “Asociación Huelva y sus Fotógrafos” com a qual organizou e realizou múltiplas atividades neste campo. Realizou exposições coletivas e individuais. Os reconhecimentos mais destacados são: Prémio Contemporarte 2017 da Universidade de Huelva; 3º Prémio - a Melhor Coleção de Fotografia Desportiva (Patronato Municipal de Deportes de Ayamonte-Huelva; e 3º Prémio “Concurso WoldLand Opuntia ficus indica” (Câmara Municipal de Alcoutim-Portugal). 

MÁRIO RUI GOUVEIA, alfacinha de gema, natural de Lisboa - Portugal. Reside e trabalha em Lisboa.  A oferta de uma máquina fotográfica analógica, na adolescência, despertou um gosto, uma habilidade e a imensa curiosidade a eles inerentes. Fotografar tornou-se uma atividade diária e a busca pelo aperfeiçoar da técnica e aprofundar conhecimentos são uma constante. Participante em diversos Desafios e em Exposições Coletivas de Fotografia. Sócio da Associação e Núcleo de Amigos Fotógrafos do Algarve, com sede em Tavira, desde 2013.

Local do evento

AGENDA

Multimédia

PUBLICAÇÔES