Site Autárquico de Alcoutim

Mapa do Concelho
newsletter

Iniciativas

Entrar no Portal de Informação GeográficaTransportes SociaisOrçamento Participativo

Exposição "Jogos Intemporais"

Exposição 'Jogos Intemporais'

Esta exposição permanente localiza-se no Paiol do Castelo da Vila de Alcoutim.

 

Os jogos representam uma das faces lúdicas da atividade humana, desde tempos imemoriais, jogados por grandes civilizações do mundo antigo. Os cristãos e os árabes deixaram-nos uma forte tradição lúdica, que constitui mais uma marca do nosso património cultural.

 

A prática de jogos de tabuleiro está bem representada em Alcoutim: no Castelo Velho foram recolhidos trinta e nove exemplares durante as escavações arqueológicas.

 

A exposição integra trinta tabuleiros gravados em lajes de xisto, completos ou fragmentados, de seis tipologias diferentes (Moinho, Galo, Tábula, Soldado, Alquerque e Mancala III) e 18 pequenas pedras de jogo, e está patente ao público desde o dia 20 de Novembro de 2005.

 

De realçar que esta coleção integra o maior conjunto de tipologias de jogos de tabuleiro da época islâmica, provenientes de um único sítio arqueológico, e são os únicos exemplares de Mancala III de que temos conhecimento, de momento, no território português.

 

Horário: (aberto todos os dias exceto 1 de janeiro, 24, 25 e 31 de dezembro)

1 de outubro a 31 de março: 09h00 às 17h00

1 de abril a 30 de setembro: 09h00 às 19h00

 

Entrada: O bilhete custa 2.50€ e permite visitar, além desta exposição, o Núcleo Museológico de Arte Sacra (Alcoutim), o Castelo da Vila (Alcoutim), o Museu do Rio (Guerreiros do Rio), o Núcleo de Arqueologia (interior do Castelo da Vila), o Núcleo Museológico “Escola Primária” (Santa Justa), o Núcleo Museológico Dr. João Dias (Alcoutim) e o Núcleo Museológico “Casa do Ferreiro” (Pereiro).

 

Veja no mapa a localização da exposição "Jogos Intemporais".

AGENDA

Multimédia

PUBLICAÇÔES