Monumento Megalítico do período neolítico, trata-se de um monólito talhado num bloco de grauvaque, de cor cinzenta escura, com a superficie patinada de castanho. Tem um aspeto estelar, com secção elipsoidal e mede 3.14 m de altura, sendo, assim, o maior menir de grauvaque conhecido até hoje em Portugal. Apresenta uma rica e diversificada decoração, conjugando elementos como as características fossetes (covinhas), dispostas ao longo de um sulco longitudinal, com círculos e outros elementos.

Situa-se a cerca de 1.5 Km a Nordeste da povoação de Afonso Vicente, no alto de um pequeno outeiro com 1.55 m de altitude, entre o vale do Lavajo e o barranco do Lavajo, na freguesia de Alcoutim.
Em 1998 foram efetuadas escavações que revelaram a existência de fragmentos de mais dois menires, igualmente decorados. Um com as mesmas "covinhas" e outro com um círculo feito a picotado. Estes factos levantam a hipótese de se poder estar perante um alinhamento de menires.
Cronologicamente tudo indica que estes menires foram edificados, muito provavelmente, na segunda metade do quarto milénio a.C. (3.500 a.C.), numa fase cultural integrada no Neolítico do Território Português.
Horário/Entrada
O local está protegido por uma rede, sendo possivel visitá-lo pelo exterior.
Onde fica
