Constituição heráldica das armas, bandeira e selo do concelho de Alcoutim


Aprovada por portaria nº 92/85, publicada em Diário da República nº 37, I Série, de 13/02/1985, pág. 346, e atendendo à solicitação formulada pela Câmara Municipal de Alcoutim, distrito de Faro, e ao parecer favorável da Associação dos Arqueólogos Portugueses: manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro da Administração Interna, que a constituição heráldica das armas, bandeira e selo do referido município seja aprovada de harmonia com o disposto no artigo 14º do Código Administrativo, nos seguintes termos:

Armas

Escudo vermelho, com grifo “ALEO” em letras de ouro circundado por ramos de oliveira frutados, de sua cor. Em chefe um castelo de prata acompanhado de duas cabeças, uma de carnação branca com barbas e coroada de ouro e a outra de carnação negra com barba e turbante de prata. Coroa mural de quatro torres de prata. Listel branco com as letras a negro “Vila de Alcoutim”.


Bandeira

Bandeira esquartelada de verde e branco, com cordões e borlas de prata e verde. Haste e lança douradas.


                                  

Bandeira para hastear em edifícios (2x3)      

Estandarte para cerimónias e cortejos (1x1)


Selo

Selo circular, tendo ao centro as peças das armas, sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro de círculos concêntricos, os dizeres: “Câmara Municipal de Alcoutim”.